segunda-feira, 19 de julho de 2010

Passo a passo para a imigração ao Canada via Quebec

O passo número "Zero" é colocar na balança os prós e contras entre o Brasil e o Canadá. Analisar se a sua motivação será superior a saudade da família, dos costumes e estilo de vida brasileiros e da língua portuguesa. Muitos falam sobre o clima, mas eu pessoalmente acho fantástico sentir as quatro estações do ano e sinceramente descarte o frio como um fator negativo (desculpe-me o trocadilho).
Depois desta análise, se você optou por imigrar para o Québec prepare-se para entrar numa caminhada longa mas ao mesmo tempo cheia de descobertas.

1º PASSO: Conhecer o Processo oficialmente, via blogs e pessoas que já imigraram.
A primeira coisa que você precisa fazer é o teste on line na página do escritório de imigração Évaluation préliminaire d’immigration . O teste é gratuito e a resposta é instantânea.
Você também deve se inscrever numa palestra informativa do Governo do Québec. As palestras também são gratuitas e ministradas nas principais capitais do país. O site do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo- Palestras informativas contêm o link para a inscrição e as locais onde serão ministradas as palestras. Uma brochura muito boa, que contêm muitas informações é a Apprendre le Québec.


Você perceberá no teste on line que o processo de seleção irá avaliar o candidato em alguns quesitos:
  • Conhecimento do Francês (e de inglês, mas bem mais de francês);
  • Formação Acadêmica;
  • Experiência Profissional;
  • Idade;
  • Capacidade Financeira;
  • Adaptabilidade.
Cada um destes items recebe uma pontuação e no final você tem a informação se está apto ou não. Se você tiver um conjugê seus pontos poderão aumentar pois os mesmos itens são avaliados para ele ou ela. Quem o Canada quer? Pessoas com menos de 35 anos, com boa formação acadêmica e que queiram se inserir na sociedade do Quebec, ou seja, que assuma seus valores sociais e que fale francês. 
Em junho de 2010 saiu a lista de profissões em demanda no processo federal (ainda não se terá influência no processo via Quebec):

0631 Restaurant and Food Service Managers
0811 Primary Production Managers (Except Agriculture)
1122 Professional Occupations in Business Services to Management
1233 Insurance Adjusters and Claims Examiners
2121 Biologists and Related Scientists
2151 Architects
3111 Specialist Physicians
3112 General Practitioners and Family Physicians
3113 Dentists
3131 Pharmacists
3142 Physiotherapists
3152 Registered Nurses
3215 Medical Radiation Technologists
3222 Dental Hygienists & Dental Therapists
3233 Licensed Practical Nurses
4151 Psychologists
4152 Social Workers
6241 Chefs
6242 Cooks
7215 Contractors and Supervisors, Carpentry Trades
7216 Contractors and Supervisors, Mechanic Trades
7241 Electricians (Except Industrial & Power System)
7242 Industrial Electricians
7251 Plumbers
7265 Welders & Related Machine Operators
7312 Heavy-Duty Equipment Mechanics
7371 Crane Operators
7372 Drillers & Blasters - Surface Mining, Quarrying & Construction
8222 Supervisors, Oil and Gas Drilling and Service
Depois das informações oficiais nada como navegar na internet e ler os blogs. Existem muitas informações e a grande maioria dos autores são super receptivos e irão tirar suas dúvidas na medida do possível.

2º PASSO: Estudar Francês.

Para participar do processo seletivo do Québec, você precisa comprovar que tem conhecimentos básicos de Francês. A exigência do nível dependerá dos outros quesitos. Faça simulações no teste colocando o nível mínimo e veja se está apto. Senão você terá que estudar para atingir o nível necessário. Um exemplo um jovem casal com excelente formação acadêmica em profissão em demanda provavelmente poderá estar apto a imigrar mesmo com o mínimo de francês. Então sua primeira providência é matricular-se num curso de Francês, de preferência na Aliança Francesa – que é um órgão reconhecido. O governo do Québec vai reembolsar em até $CAN 1.500 o estudo da língua francófona feito no Brasil se na Aliança Francesa e para quem é de São Paulo também vale o curso do SENAC. Veja no site oficial: Remboursement des frais de cours de français
Vale muito ler e assistir filmes em francês.

3º PASSO: Submeter-se ao processo seletivo do Québec.
Você deve preparar o seu Dossiê e encaminhar ao Escritório de Imigração do Québec em São Paulo. Será necessário preencher os seguintes documentos:
  • Demand de Certificat de Séletion du Québec (Demanda de Certificado de Seleção do Québec);
  • Contrat rélatif à la capacité financière (Contrato relativo à capacidade financeira);
  • Déclaration d’un candidat exerçant un métier réglementé (Declaração de um candidato que exerce uma atividade regulamentada);
  • Déclaration d’un candidat exerçant un métier régie par un ordre professionnel (Declaração de um candidato que exerce uma profição regida por uma ordem profissional).
  • Para obter toda a lista de documentos, consulte a  Lista dos formulários e documentos para anexar ao seu pedido oficial de imigração
Após a entrega, o Escritório de Imigração irá entrar em contato normalmente por carta informando que recebeu seus documentos e que eles serão analisados. Dentre os documentos você enviará:
 Demande de certificat de sélection (DCS - Solicitação de Certificado de Seleção)
As taxas exigidas devem ser quitadas na íntegra em moeda canadense apenas, pelo solicitante ou por terceiros, no ato da entrega da solicitação ou no momento em que for colocada no correio. Essas taxas não são reembolsadas, inclusive quando houver recusa de sua solicitação.


Trabalhador permanente
CAD $
Requisitante principal
390 $
Cônjuge*
150 $
Para cada filho a seu encargo
150 $

* Esposo(a) ou concubino(a).

Apenas a forma de pagamento descrita abaixo é aceita:
  • Cartão de crédito internacional (você deve preencher o formulário Pagamento com cartão de crédito (PDF dinâmico, 362 Ko), assiná-lo e anexá-lo à sua solicitação)
Então você, após alguns dias, verificará o débito em seu cartão de crédito. Posteriormente você receberá uma segunda carta informando que seu processo foi analisado e que brevemente você será convocado a participar de uma entrevista (este brevemente tem variado muito, alguns sortudos em poucas semanas, outros demoram meses).

4º PASSO: Participar da Entrevista.
Nesta etapa você irá comprovar todos as informações contidas no dossiê. A entrevista é em Francês (uma ou duas perguntas em inglês) e aborda vários aspectos. Seguem algumas dicas:
  • Leve todos os certificados de cursos, mini-cursos, tudo que possa comprovar sua experiência profissional e todos os documentos (originais) que você enviou em seu dossiê;
  • Estude história do Canadá e do Québec, conheça um pouco de geografia do Canadá o nome das províncias e territórios; os valores sociais.
  • Saiba na ponta da língua o motivo de imigrar e porque você escolheu o Quebec; saiba descrever suas funções profissionais exercidas no Brasil; saiba o que você deve fazer nos primeiros dias e meses (procurar emprego, procurar apartamento para alugar, qual cidade, qual bairro, quais documentos providenciar ...). Uma dica é montar um segundo "dossiê", reunindo todas estas informações em um arquivo do Word, colocando figuras e mapas e possíveis ofertas de emprego. Isto na verdade irá lhe auxliar muito mais antes da entrevista do que durante, mas você sempre poderá consultar este material inclusive quando estiver no Canada.
Logo após a entrevista, se você for aprovado, você receberá o Certificat de Séletion du Québec, que tem validade de um ano, ou seja, você tem um ano para solicitar o visto de residente permanente.

5º PASSO: Solicitar o visto de residente permanente.
Este é o último passo e também o mais demorado, já que pode demorar até 14 meses até a obtenção do visto.
Entre no site de Cidadania e Imigração do Canadá, baixe os formulários e preencha-os. O Consulado do Canadá em São Paulo tem algumas dicas de como preencher estes documentos, bem como uma lista de outros documentos necessários. (Consulte o link do consulado nesta mesma página).
Vai ser necessário obter certificados de antecedentes criminais, nos seguintes órgãos:
  1. Polícia Federal;
  2. Justiça Federal;
  3. Secretaria de Segurança Pública (Polícia Civil) do seu estado. Importante: Será necessário apresentar os Antecedentes Criminais do órgão de Polícia Civil de cado estado que você morou, depois de ter completado 18 anos.(vale para todos os lugares que você morou mais do que seis meses, inclusive do exterior)
No dia 26 de juho de 2010, algumas regras mudaram na solicitação de visto  para investidor e trabalhador qualificado diretamente pelo processo federal. Leia com atenção : Frequently asked questions – Changes to federal skilled worker and investor immigration programs

Não é necessário traduzir nenhum documento para Francês ou Inglês. O consulado aceita documentos em Português. A tradução só é exigida quando o documento não estiver nos idiomas aceitos pelo consulado.
Todos estes documentos devem ser encaminhados ao Consulado do Canadá em São Paulo, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de requerimento do visto: $550.00 CAD
Se tudo correr bem, você deve ser instruído a fazer exames médicos e no final do processo, quando da obtenção do visto será preciso pagar a taxa de Direito de Residência no Canadá, no valor de: $490.00 CAD
Com o visto carimbado, é preparar a bagagem (isto vai valer o novo post) e viajar.

Ressalto que as fontes mais confiáveis são as oficiais. Este post é só um direcionamento e de forma alguma substitui os sites oficiais. Estes certamente não tem erros ou esquecimentos.
Os valores e documentos exigidos podem mudar de uma hora para outra então sempre visite os sites oficiais: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/index.html
e este em português http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/index.php

Consulado-Geral em São Paulo
Endereço: Av. Nações Unidas 12901 16º andar, Brooklin, São Paulo, SP, CEP 04578-000
Telefones: 0/xx/11/5509-4321
Fax: 0/xx/11/5509-4260
E-mail: consular@canada.org.br, spalo@internacional.gc.ca

Dúvidas? Be my guest.

Nenhum comentário: