sábado, 17 de julho de 2010

Músicas, filmes ou livros?

Qual a melhor maneira de aprender francês: música, filmes ou livros? Essa é uma opção bem pessoal e serve para o inglês e outras línguas também. O fato é que somente aulas particulares e cursinhos de idiomas não são suficientes. Para mim, no caso do inglês aprendi muito como seriado "Friends". E aprendi mesmo quando morei por um tempo no exterior.
Para o francês estou descobrindo, mas estou tendendo para os livros e filmes. Há duas semanas atrás assisti o filme " Il y a longtemps que je t'aime" com Kristin Scott Thomas e Elsa Zylberstein. Este filme é de 2008 e é muito, digamos, profundo e comovente. Mas tem um segredo no final....Muito bom o filme. Recomendo!


A concidência é que estou lendo um livro chamado "La petite fille de Monsieur Linh" que é do mesmo autor do filme, Philippe Claudel. Também estou gostando muito do livro.



Um trechinho do livro:
   "C'est une  très vielle chanson. Monseir Linh l'a entendue de la bouche de sa grand-mère, que elle-même la savait de sa grand-mère.... Voici ce que dit la chanson: 
< Toujours il y a le matin
  Toujours revient la lumière
  Toujours il y a un lendemain
 Un jour c'est toi qui seras mère>"

Meu professor de frânces morou 12 anos em Paris e disse-me que para melhorar a pronúncia nada mellhor que ler em voz alta. Se você estiver imigrando como casal, ótimo já tem ouvidos para le escutar. Se não (si votre mari ou votre femme n'aime pas à vous écouter), não tem problema fale em frente ao espelho. O francês é uma língua tão sonora que seus vizinhos irão gostar.

Então ficam ai as dicas.
Bonjour!

Um comentário:

merciquebec disse...

puxa ainda não vi esse filmes, vou procurar, valeu a dica!! bjoka