sexta-feira, 16 de julho de 2010

Há cinco anos atrás

Vivemos em Montreal a cinco anos atrás. Fomos com um plano que tinha princípio, meio e fim. Fui fazer parte de meu doutorado lá e tivemos uma excelente impressão da cidade. Depois desta experiência conhecemos outras cidades pelo mundo Santiago, Buenos Aires, Amesterdã, Paris, Barcelona, Istambul, Roma, Florença, Veneza, Compenhague, Praga...De todas estas cidades nenhuma "bateu" Montreal. Continuamos a achar que Montreal era a melhor cidade para se viver.
O principal motivo é a sensação de não ser estrangeiro lá. É claro que eramos, mas ninguém nos tratava como se fossemos. Sensação que tivemos em quase todas as cidades da Europa.
As vezes acho que a nossa experiência em Montreal foi viciada, pois sabiamos que iriamos voltar (tinha a data certinha) e tinhamos nossa bolsa mensal certinha. Foi como um grande passeio de oito meses, apesar do trabalho que tive que fazer lá, que alias gostei muito.
Li ontem em um blog que talvez a pior sensação inicial seja a barreira do idioma, mas o autor do blog achava que seria a barreira emocional.
Quando fui a Montreal tinha acabado de me casar (15 dias antes). Então pela primeira vez sai da casa de meus pais e fui para outro país. Só entre nós: chorei a primeira semana inteirinha. Se não fosse meu maridão...
Antes de ir minha orientadora de doutorado havia me contado que o aluno dela anterior ficou apenas 15 dias em Montreal e voltou com depressão. Então acho que fiquei meio assustada. Depois, graças a Deus, passei desta fase e começei a curtir a cidade. Fizemos novos amigos brasileiros principalmente.
Com o passar do tempo vou deixando aqui mais algumas impressões da cidade.
Abraços,

Nenhum comentário: