segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Uma nova família

Assistindo a vídeos e depoimentos de pessoas que imigraram para outros países sempre percebo o esforço sobre-humano de "abandonar" a família no Brasil. Ontem assisti a um vídeo enviado por um "irmão do coração" em que um casal de brasileiros ia para o Canada. A avô de um deles, com seus lindos cabelos brancos chegou a festa de despedida, e a esposa imigrante não conteve as lágrimas. O que ela estaria pensando? Será o último abraço que darei em minha avô?
Tenho uma amiga que mora em Montreal e o maior sofrimento dela é não acompanhar a velhice da mãe. Como ela é muito idosa, não pode visitá-la e, como ela já tem dois filhos fica muito caro pagar 4 passagens para o Brasil com a frequencia que ela deseja.
Este é um momento de reflexão, mas não tem somente um lado negativo. Tem seu lado positivo, eu e meu marido estamos fazendo alguns "irmãos do coração" aqui no Brasil que também irão imigrar para o Quebec. Nos comunicamos quase que diariamente em uma rede que apesar de ser na maioria das vezes virtual, vai fortalencendo os laços e sinto-me cada vez mais próxima deles. Sofro com suas tristezas e me alegro com os bons acontecimentos. Felizmente nos vemos em encontros mensais e posso dizer sem medo de errar que sinto a falta deles e me alegro sempre que chega um email novo! Posso dizer que tenho muita sorte de tê-los encontrado. São pessoas maravilhosas (um adendo: o Brasil está cada vez mais perdendo pessoas incríveis!!!).
Então ai vai um conselho, procure em sua cidade ou estado (via orkut, foruns de discussão, use e abuse da internet), pessoas que pretendem imigrar e criem uma "família do coração". Tenho certeza que ela será essencial na nova jornada que escolhemos. Um grande abraço a todos.

3 comentários:

merciquebec disse...

oii adorei seu post. Família do coração é essencial!! bjokas e uma semana linda pra vcs.=0)

Trilha no Gelo disse...

Oi !!!!!
Adorei essa de "irmãos do coração"!
Vcs são especiais e é um prazer tê-los como família!
Um beijão!
Lila e Ricardo

Unknown disse...

Oi Najara,

Eu simplismente amei o post...Sabe que antes do grupo eu sentia muito mais medo de imigrar...Ficava pensando...Com quem vou dividir minha angustias iniciais??E quando eu tiver filho, qual amiga vai ficar comigo e me fazer sentir mais segura??Esses questionamentos esram constantes e hoje depois dos encontros e das afinidades e laços criados, me sinto bem melhor.
Tenho certeza que viveremos bons e verdadeiros momentos de amizade no Québec.
Bjãooo

Naty