segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Garderie (um guia) e francisação, para o bebê e para a mamãe

Estamos a quase três meses em Montreal e eu decidi estudar francês. Pensei bastante e cheguei a conclusão que deveria pelo menos tentar. Ficando em casa somente tomando conta do bebê (o somente é figura de linguagem) não estava me fazendo bem e, se eu não estou bem ele também não está.
Não é nada fácil imigrar com bebê pequeno. Faz muita falta o auxílio dos tios e principalmente dos avós. Encontrei uma solução intermediária, estudar por meio período e manter o bebê somente pelas manhãs na garderie. Se não der certo eu tento daqui a alguns meses, mas por enquanto estamos bem.

Busca da garderie...

Não foi fácil encontrar uma garderie, mas não foi o bicho de sete cabeças que ouvimos por ai. Realmente, encontrar vagas nos CPEs, ou centre de la petite enfance, é quase impossível. Mas têm-se muitas vagas nas garderies privadas. Os CPE cobram sete dólares por dia e são entidades sem fins lucrativos. As garderies privadas cobram de 25 a 50 dólares por dia. A diferença é realmente assustadora, mas o governo do Quebec fornece um auxílio financeiro que cobre até 75% desse valor (dependendo de quanto a família ganha por ano).
Chama-se, remboursements anticipés pour frais de garde.
Segue o link:http://www.revenu.gouv.qc.ca/fr/cito...s/demande.aspx

Algumas informações sobre esse auxílio:
***Vous avez jusqu'au 15 octobre d'une année pour faire une demande de versements anticipés du crédit d’impôt pour frais de garde d’enfants pour cette même année. Notez que vous pouvez également demander ce crédit d'impôt lors de la production de votre déclaration de revenus.
***Généralement, nous déterminerons le montant des versements anticipés auxquels vous pourriez avoir droit dans les 45 jours suivant la date de réception de votre demande.
***Pour recevoir des versements anticipés, vous devez être inscrit au dépôt direct.

É muito simples solicitar esse auxílio, devendo-se preencher um formulário de uma página e anexar alguns documentos. Nós fomos a uma agência do Revenu pessoalmente, mas pode-se enviar pelo correio. Agora vamos aguardar para ver quanto receberemos. Devemos receber daqui a 45 dias e depois todo dia 15 dos meses subsequentes. Somando-se a esse auxílio, quem faz a francisação do governo recebe 7 dólares por dia para pagar a garderie. Além disso o governo federal fornece 100 doláres por mês também com esse propósito (lembram-se do post anterior sobre os auxílios para crianças? pois é o federal já começamos a receber). Então, a garderie pode sair de graça.

Essa ferramenta do governo é ótima para calcularmos quanto devemos receber de auxílio:
http://www.budget.finances.gouv.qc.ca/Budget/outils/garde_fr.asp

Segue o link do governo que explica os diferentes serviços de garderie e as regras que cada um deve seguir:
 www.mfa.gouv.qc.ca/fr/publication/Documents/regles-jeu-claires-legal.pdf

Isso me ajudou a escolher melhor. Somando-se, utilizei o site de busca: 
www.magarderie.com
 
Nele podemos selecionar por zipcode, por idade da criança, por preço da diária, por tipo de garderie, etc. Muito bom! Você pode visualizar por um mapa e escolher as próximas do trabalho, escola...Depois é telefonar para as que você gostou e agendar uma visita.  É claro que uma das melhores opções é a indicação de alguém conhecido que tem ou teve a experiência do filho em uma determinada garderie. Mas se não tivermos isso, a melhor "arma" é a intuição materna e seguir algumas dicas como:
1) observar o local, a segurança, organização, tipo de comida, os tipos de brinquedos, a experiência das educatrices;
2) se o proprietário não restringe a visita, nem os horários para a mesma;
3) conversar com outros pais (visitar próximo das 17 horas para encontrá-los na saída), etc

Não é fácil, mas não seria em nenhum lugar. Eu estou gostando muito da que encontrei. Amei a educatrice, o local...e tenho passado muito tempo lá para a adaptação do meu filho. Por isso vejo como as coisas funcionam. Por enquanto eu e ele estamos em fase de adaptação. Vamos ver se vai dar certo...



Busca da francisação....

A francisação oferecida pelo governo pode ser por tempo parcial ou em tempo integral. Em tempo parcial têm-se cursos de 4,  6, 9 ou 12 horas semanais.
Para a em tempo parcial, você deverá ir pessoalmente a um dos locais (cegeps, universidades e organismos comunitários) que oferecem a francisação e se inscrever. 
A lista dos locais que oferecem :
Répertoire des partenaires offrant des cours à temps partiel
Normalmente você fará um teste oral simples para determinarem qual nível você fará.

Para a de tempo integral, acesse o site:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/services/dacf-electronique/index.html

Você receberá emails comunicando que há novas mensagens em seu dossie como: recebemos sua demanda, é necessário enviar algum documento, foi agendada a sua entrevista para determinação do seu nível de francês (muito simples também), ...

Neste primeiro momento estou fazendo a francisação em tempo parcial, mas se meu filho se adaptar eu pretendo fazer a próxima sessão da francisação em tempo integral. Para essa, além do auxílio garderie, você pode receber até 120 dólares por semana. Afinal você não terá tempo para trabalhar :)

Estou gostando muito do curso, além de poder falar bastante em francês, estou conhecendo várias pessoas de todas as culturas possíveis. Uma experiência muito boa.

Um abraço.




3 comentários:

Brazilian Family from Ceará disse...

Olá, acabei de encontrar seu blog e ADOREI! Esto iniciando meu Processo de Imigração para o Quebéc e tenho duas menininhas em idade de Garderie...1 ano e meio e 3 anos (meu outro filho já tem 12 anos!) Como não conheço nada de Montreal e pretendo morar lá, estarei seguindo fielmene se blog para obter mais informações. Vc poderia me dizer quais os melhores bairros para morar?...estou pesquisando bairros, escolas, garderie...Sou enfermeira e estarei validando meu diploma tb! Meu email é: denaguima@hotmail.com
Adoraria poder trocar infoemações com vc!!! bjs

La mère disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
La mère disse...

Fico feliz que tenha gostado Denize. O plateau Mont-Royal tem muitas garderies privadas com vagas. Vagas em CPE são difíceis, não importa em qual bairro você esteja. bjs