quinta-feira, 27 de setembro de 2012

45 dias de Montreal. O que já fizemos?

O comentário, como o tempo passa rápido, é recorrente para os novos imigrantes. É tanta coisa para fazer que os minutos voam. Passados 45 dias de nossa partida do Brasil, já posso dizer que estamos estabelecidos (ou melhor, instalados, rs). Como estamos com um bebê, tivemos que ser rápidos e creio que perdemos algum dinheiro pela pressa. Por exemplo, fomos no Ikea após eu já ter escolhido os móveis pela internet e ter impresso a lista. Isso facilitou tremendamente nossa compra, mas se tivéssemos mas tempo poderíamos ter optado por um sofa equivalente e mais em conta, mas nosso bebê aguentou umas 4 horas lá e depois ficou irritado e tivemos que finalizar a compra. De qualquer forma, a pesquisa prévia já ajudou pois só tivemos que conferir se gostamos ou não do que vimos na página, ao vivo.
Le pére montou todos os móveis sozinho. Ele nunca tinha feito nada parecido e conseguiu fazer direitinho. Ele está trabalhando desde o dia 04 de setembro e eu começei algumas atividades com o bebê: yoga mama et bebe, bebe de l'eau (natação) e vou comecar na semana que vêm o curso de mama dance. Estou gostando de interagir com outras mães, além de ocupar meu tempo e aproveitar momentos únicos com meu pequeno. Aqui tem um montão de atividades para crianças e temos que usufruir ao máximo.
Nosso cachorro chegou e agora a família está completa. Ele chegou no dia 11 de setembro. Meu sogro o levou para SP de carro 3 dias antes da viagem. Ele ficou no hotel da empresa que fez o transporte. A empresa providenciou tudo: exame veterinário, reserva e compra das passagens aéreas, os certificados, implantação de microchip....Embarcaram-o na segunda e ele chegou aqui em casa as 18h da terça. Super cansado mas bem. Que bom! 

Já me inscrevi no site do MICC para fazer a francisação (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/services/dacf-electronique/index.html)  e devo fazer a entrevista para avaliarem meu nível nos próximos dias. Não sei se começo na próxima sessão (novembro), quando o bebê terá 7 meses ou espero a próxima (fevereiro) e postergo a entrada dele na garderie...dúvidas de mãe...alguma sugestão? :)

Fiz a solicitação de reembolso pelo semestre que estudei na Aliança Francesa e já tive a resposta que dentro em breve terei o $$ (exatamente o valor que eu esperava). Muito simples. É só já sair do Brasil com a papelada correta (recibo, formulário próprio ( formulaire de demande de remboursement)  e atestado de estudos). 
As informações estão aqui:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/pays-depart/remboursement-frais.html

Também demos entrada a solicitação do auxílio financeiro provincial e federal para o nosso bebê. 
Informações do auxílio provincial:
http://www.rrq.gouv.qc.ca/fr/programmes/soutien_enfants/paiement/Pages/paiment.aspx
Informações do auxílio federal  (Canada Child Tax Benefit):
http://www.cra-arc.gc.ca/cctb/

Estamos aguardando....

Por enquanto é isso.
beijos,



5 comentários:

Adu disse...

Nossa La Mére, 45 dias e muitas coisas já feito parabens, imagino com um bebe não deve ser facil, e tenho uma pequena de 4 anos e fico me imaginando como seria.... depois post como foi solicitar a ajuda para o bebe/criança ai.
Abraços e sucesso na nova jornada
Ah em relação a duvida acho que deveria passar o maximo de tempo possivel com o bebe e se puder adiar faça isso

Beatriz Ortiz disse...

Já que vc perguntou, vou responder: eu deixaria p colocar o bebê no "day care" mais pra frente, o mais pra frente possível!!!rs É que nessa idade eles pegam tudo o que é virose, principalmente no inverno!
Abs.
Beatriz

La mère disse...

Obrigado Adu. Pode deixar que assim que tiver as respostas sobre os auxílios postarei no blog. :)

La mère disse...

Obrigada pela dica Beatriz. E não ficamos com o coração apertadinho com essa história de garderie? Abs

Nanda Holt disse...

Bacana saber que já estão bem por aí. Mantenha a gente aqui do Brasil informado. Abraços