quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Sem pausa e sem pressa

Bom, mes amis

Começa mais um ano e com ele os planejamentos. Acho isto uma grande tolice pois na maioria das vezes apenas gera uma grande frustação pois os planos são grandiosos demais para um ano somente dar conta. O ano acaba e os planos ficam incompletos. Então, seguindo a linha de pensamento budista, que tal viver o momento presente? Sem pausa e sem pressa? Isto vale imensamente para quem está no processo de imigração. Veja bem, achar que você está saindo de uma situação horripilante, de um país acabado e que está indo para o mundo dos sonhos é jogar "lama" em seu passado e construir castelinhos de areia para seu futuro. Em minha opnião é uma justificativa muito simplória para um passo tão grande.
É evidente que o Brasil tem problemas graves de qualidade de vida, mas possui coisas boas também. Aposto "todo o dinheiro do mundo" que quando você estiver no Canadá sentirá muita falta do Brasil e só se lembrará das coisas boas daqui. Isto vale para todas as nossas experiências e isto faz, felizmente, com que o ser humano cresça emocionalmente, recordando-se dos bons momentos. Talvez seja um mecanismo evolutivo de auto-defesa.
Certamente, quando você estiver no Canadá encontrará uma série de obstáculos, demonstrando que lá ou em qualquer outro lugar existem problemas e são eles que nos impulsionam para frente. Espera-se que os problemas sejam outros, mas eles estarão presentes.
Então se não é pelo passado ruim ou por um futuro cor de rosa. Por que imigrar? Para mim conta muito a grande experiência de vida que é morar em outro país e vivenciar uma nova cultura. Este é o bem que quero armazenar, nada de carros, casas e ações. O que quero é meu enriquecimento cultural e emocional. De cada viagem que fiz pelo mundo a fora algo ficou guardado em minha memória e me tornou uma pessoa melhor. Isto não tem preço e não se compra e felizmente não se perde (ao contrário dos carros, casas, etc).
Tento viver o presente. Não gosto de criticar a minha situção atual e muito menos a passada. Acho que tudo que vivi contribuiu para minha formação como ser humano. E não fico fazendo grandes planos para o futuro, principalmente planos a longo prazo. Estabeleço algumas metas e trabalho para que elas sejam contempladas, mas nada de "rush".
Aprendi a viver assim depois de vários tropeços e decepções. Acredito que desta forma consigo levar a vida de maneira muito mais leve e natural. Por enquanto tem dado certo.
Convido você a tentar em 2011 viver o presente. Saborei cada momento bom de seu dia. Simples assim.

Abraços

Nenhum comentário: