segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Canada vs Brasil: Parto Normal vs Cesariana

Estou mergulhada no assunto gravidez. Apesar de ser uma profissional da área de saúde, estou aprendendo muito. É claro que uma das maiores preocupações das futuras mamães é o momento do parto. Infelizmente a grande maioria das mães de classes média e alta (acima de 80%) não se preocupam com isto e resolvem fazer cesariana, mesmo sem recomendação médica. Muitas vezes os próprios médicos levam-nas a crer que esta seria a melhor opção, o que leva o Brasil a ter um dos maiores indices de cesarianas do mundo. Isto apesar do parto normal ser considerado três vezes mais seguro, e a cesariana ser considerada (deveria ser) uma opção em caso de emergência e nunca a primeira opção por comodidade da famíla e/ou médico.
"Dos quase 2 milhões de partos realizados no Brasil pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em 2009, 687.400 foram cesarianas, o que corresponde a 35% de todos os partos realizados no país. A porcentagem representa mais que o dobro do número de cesarianas recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que considera aceitável que esse índice seja de até 15%.   A taxa é ainda maior na saúde suplementar, que representa os brasileiros que têm planos de saúde. Segundo a ANS (Agência de Saúde Suplementar)  o número de cesarianas representou 84% (!!!!!) do total de partos realizados em 2009 (Fonte: R7 notícias)."
A minha realidade era exatamente esta. Todos os médicos que consultei tinham duas posturas, ou não queriam falar sobre o parto (está muito cedo para isto) ou levavam-me a crer que a cesariana seria a melhor opção.
Após algumas leituras e depoimentos de conhecidas, conheci um pouco da realidade canadense, que é bem parecida com a americana ou europeia. O parto normal é a prioridade e a cesariana é relegada aos momentos de necessidade real. Para muitas brasileiras que tiveram filhos lá, a experiência não foi boa pois sentiram muitas dores e a elas foram administradas anestesia peridural somente apos 8 a 9 cm de dilatação. Isto é o normal, mas como o nosso costume é não "sofrer" no parto, talvez a leitura delas tenha este viés. Desta forma, o parto no Canada parece ser mais correto que no Brasil. Claro que não é perfeito. Podemos ter um parto perfeito? Por incrível que parece no Brasil nós podemos sim. Aqui, se você tiver condição financeira boa, você pode ter seu filho em uma cidade que tenha equipe humanizada, como Belo Horizonte, São Paulo, Rio fe Janeiro, Brasília, etc. Existem equipes e hospitais preparados para tornar este momento o mais natural possível permitindo as mulheres vivenciar essa experiência única sem sofrimento. Como disse, estou aprendendo muito e construindo um "plano de parto" que seja o melhor possível. No Brasil podemos escolher o médico ginecologista, o pediatra, o hospital, a doula, etc. Podemos planejar este momento incluindo medidas para minimizar a dor como banheira, bolas de pilates, penumbra, música, massagens, etc. No Canada você será atendido por quem estiver de plantão. Aqui nós temos acesso a todos os resultados, ultrasom, etc. Lá você tem acesso quando o resultado for ruim, do contrário você pode nem mesmo ver o ultrasom. Para mim isto não seria um grande problema mas acho muito cômodo poder fazer tudo do jeitinho que você deseja, mas com muito esforço e perseverança.
Moral da história: em relação ao parto, o Canada está a frente do Brasil, mas no Brasil você pode montar seu plano de parto (desde que tenha a sorte de estar morando na cidade certa ou tenha dinheiro para se deslocar até elas) transformando este em um momento especial.

Beijos

2 comentários:

Vivi e Alê disse...

Najis!!! Saudades de vocês!!! Espero que esteja tudo bem com o meu sobrinho e que possamos nos rever em breve!!!

Beijo!!

Vivi

la vie est belle dans la belle province disse...

aqui tb vale o plano de parto! :-)
ha suporte com doulas e vc pode parir em casa com sage-femme!