Quais são os interesses dos futuros imigrantes nos blogs dos companheiros? Hoje fiz uma análise dos acessos em meu blog, que é bem novinho e não-famoso. Apesar disto fiquei surpresa com o número de visitações em 9 meses de vida. O tópico mais visitado foi “Uma nova família” com 32% das visualizações e o segundo “Beleza em Montreal:cabelos, unhas e depilação.” com 15%. Ou seja, a família (no caso nossa família Salvador-Quebec) vem em primeiro lugar, mas não podemos esquecer da beleza, rs.
Grande parte da busca é originada pelo google com a busca por palavras chaves (interessante, o resultado é originado principalmente pelas palavras imigrantes e família; legal né?) seguido pelo sistema de Timelines em que estamos inscritos e pelos nossos novos irmãos e irmãs do grupo Salvador-Quebec.
Nosso público é brasileiro (84% dos acessos) com alguns acessos oriundos do Canada e EUA (8%), mas temos acessos pontuais originados da Portugal, França, Rússia, Eslovenia (?), Emirados Arábes Unidos (?,?), entre outros.
Bem, isto é uma visão geral, sem nenhum fundo estatítico ou importância epidemiológica mas tem um aspecto interessante (claro, uma análise pessoal baseada em um ponto apenas), as pessoas parecem não ter como principal foco de busca aspectos práticos como previdência, currículos, etc mas sim com a rede de amigos que fará no novo país. Isto não me é estranho uma vez que o perfil de imigrantes é de pessoas de classe média e média-alta, qualificada e que tem experiência de trabalho. Ou seja, é um grupo seleto que sabe o que quer e pelo menos pela amostra que temos em nosso grupo, além da qualificação profissional são pessoas de alta qualificação pessoal. Eu sempre comento que o Brasil não está perdendo apenas mão de obra de primeira mas principalmente pessoas com alto grau de cidadania e consciência.
Bjs